Projectos Especiais

A Bedeteca tem a sua origem em 1990, na primeira Bedeteca do país, a da Comicarte, criada no âmbito da Comissão de Jovens de Ramalde. O acervo então constituído é a base de partida deste novo projecto de criação e salvaguarda de uma biblioteca dedicada à nona arte.
Abrimos portas em Fevereiro e estamos a desenvolver um projecto que queremos distintivo no campo da divulgação e defesa da nona arte.

A revolução antecipou se à revolução. Sopravam (chegavam) ventos de mudança neste jardim à beira mar plantado e naquela primeira metade dos anos 70 surgiam, na BD feita cá, obras que prefiguravam outros sopros, outras temáticas que não a até aí obrigatória e bafienta BD das “descobertas”.
E nós descobrirmos Wania, Escala em Orongo ou Kollanville e percebíamos que havia mais e era possível ainda haver mais.
Nestes 50 anos decorridos, a BD Portuguesa foi uma manancial de experiências falhadas, de promessas quase clandestinas, de autores promissores, mas que ficaram pelo caminho.

Na Cronologia da BD Portuguesa queremos fazer esse levantamento.

FORMAS FEITAS DE NEVOEIRO VIVO

Herdamos o existir num jogo de coloridas manchas e gravações sobre rochas, aparições, as mais variadas imagens das nossas enraizadas passagens. É como se essas imagens já nos pertencessem, ou, aguardavam nossa espera para que se tornassem luz novamente.
São imagens que vão surgindo e sendo atribuídas de significados ao decorrer da nossa imersão temporal. Elas nunca deixam de revelar. É interessante notar neste revelar a potencialidade para serem “descobertas” diante da luz e da escuridão, onde a luminosidade por vezes esconde, e a escuridão por vezes revela – a nossa existência. Essas projeções construídas por linhas que se atravessam entre si, talhadas sobre uma superfície revela, também, a localização dos nossos sonhos. Essas ordenações da natureza, talvez, sejam, o que nos levou a este encontro. Distante de uma abordagem apenas visual, comum, presumimos que as gravuras/obras que virão a nascer nesta proposta/projeto intencionam a intersecção de expressões artísticas na simbiose das vontades e vozes de um passado e de um futuro premeditados, que nos entrelaça numa “cápsula do tempo”, presente, agora.

FORMAS FEITAS DE NEVOEIRO VIVO é um projecto de exposição, performance e obra sonora para o Museu do Côa e cidade de Vila Nova de Foz Côa. Em Agosto de 2024